Criação do maior movimento de resgate da cultura da Viola Caipira
Festival Nacional da Viola 2010 e 2012
A 1ª e maior rede social de violeiro e fãs da viola caipira do mundo
Cliente:
Festival Nacional da Viola e CAIXA Econômica Federal
Minha missão:
Service Design
UX Strategy
UX / UI Design
Desafio
Resgatar e dar visibilidade à cultura da viola, mapear, difundir e impulsionar a carreira de violeiros e das várias expressões da viola no Brasil.
Solução
Para atrair novos públicos e incluir digitalmente os perfis avessos à tecnologia, desenvolvemos em 2010, a 1ª rede social criada especialmente para violeiros, violeiras e fãs da viola caipira.
O ambiente foi pensado para suprir as necessidades do universo violeiro, incluí-los no mundo digital e manter o engajamento durante os 10 meses de festival.
1ª do mundo
Rede social voltada para o universo violeiro
25 mil perfis ativos
interagiam dentro da rede social
2 mil violeiros
tiveram suas carreiras impulsionadas
1 milhão
de interações durante a seleção popular dos artistas
4,75 milhões
de retorno em mídia espontânea para a CAIXA Econômica Federal
12 ações culturais
a plataforma deu suporte a 6 premiações, 4 grandes shows, 1 seminário e uma seleção popular.
300 dias
de engajamento de violeiros e fãs da viola
Impacto
Social
O Festival mostrou relevância pelo movimento de difusão da viola, pelo fomento à carreira artística e por fazer a ponte entre violeiros, profissionais da cultura e fãs de viola.
A Rede criada tornou-se um movimento de resgate e a verdadeira base de dados da viola brasileira.
Impacto Positivo
Ela congregou mais de 25 mil admiradores do instrumento, violeiros, jornalistas, profissionais da cultura, luthiers, fãs, músicos e público em geral, além de portifolios, playlists, fóruns, espaço para a prosa e uma agenda integrada da viola.
Imagem
positiva
A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, patrocinadora do Festival, ganhou grande visibilidade e relevância em sua imagem por fortalecer a cultura nacional fomentando um dos principais movimentos da cultura popular brasileira.
Minhas Contribuições
Como líder de Design, eu era responsável por entender o público, suas necessidades e criar uma rede social que contemplasse às necessidades específicas do violeiro e público da viola.
No entendimento do comportamento do público da viola, ficou claro que havia espaço para a criação de algo específico, exclusivo e com identidade própria.
Inovação
A rede foi uma grande inovacão e sua eficiênca garantiu um alto nível de interação e engajamento dos integrantes durante as duas edições do Festival.
Aprendizados
Foi impressionante perceber como o design de experiência contribui no engajamento e adesão do público.
A Rede Social Voa Viola foi criada quando o Facebook estava em plena expansão no Brasil em 2012, ainda assim, ao criamos um ambiente pensado para suprir a necessidade dos violeiros, a rede cresceu, se tornou ativa, batendo recordes semanais de interação e engajamento.
Ao colocar o ser humano no centro do processo, experiências realmente significativas podem ser criadas. O Voa Viola impactou e deixou um grande legado para a cultura, para a carreira dos artistas e a música popular brasileira.
Panorama
da Viola
A rede social foi capaz de mapear, estimular e promover a carreira de mais de 2500 violeiros, muitos tornaram-se conhecidos nacionalmente após o Festival Voa Viola.
Esse movimento promoveu também o instrumento e mostrou a importância do mestre violeiro para a preservação da prática da viola transmitida através das gerações
Legado
O Voa Viola vêm oferecendo visibilidade aos artistas que participaram do festival, seja com o lançamento de produtos, espaço na mídia, nos mais de 200 vídeos postados e nas diversas matérias jornalísticas sobre seus trabalhos.
Shows
Edições
1ª Edicão
Recife (PE)
Belo Horizonte (MG)
São Paulo (SP)
Brasília (DF)
1ª Edicão
Cuiabá (MT)
Porto Alegre (RS)
Manaus (AM)
Rio de Janeiro (RJ)
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