Criação do maior movimento de resgate da cultura da Viola Caipira

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Festival Nacional da Viola 2010 e 2012

A 1ª e maior rede social de violeiro e fãs da viola caipira do mundo

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Cliente: 
Festival Nacional da Viola e CAIXA Econômica Federal

Minha missão: 

Service Design

UX Strategy

UX / UI Design


Desafio

Resgatar e dar visibilidade à cultura da viola, mapear, difundir e impulsionar a carreira de violeiros e das várias expressões da viola no Brasil.

 

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Solução

Para atrair novos públicos e incluir digitalmente os perfis avessos à tecnologia, desenvolvemos em 2010, a 1ª rede social criada especialmente para violeiros, violeiras e fãs da viola caipira.

O ambiente foi pensado para suprir as necessidades do universo violeiro, incluí-los no mundo digital e manter o engajamento durante os 10 meses de festival. 

Resultados em Números:

do mundo

Rede social voltada para o universo violeiro

25 mil perfis ativos

interagiam dentro da rede social

2 mil violeiros

tiveram suas carreiras impulsionadas

1 milhão

de interações durante a seleção popular dos artistas

4,75 milhões

de retorno em mídia espontânea para a CAIXA Econômica Federal

12 ações culturais

a plataforma deu suporte a 6 premiações, 4 grandes shows, 1 seminário e uma seleção popular. 

300 dias

de engajamento de violeiros e fãs da viola

Impacto

Social

O Festival mostrou relevância pelo movimento de difusão da viola, pelo fomento à carreira artística e por fazer a ponte entre violeiros, profissionais da cultura e fãs de viola.

A Rede criada tornou-se um movimento de resgate e a verdadeira base de dados da viola brasileira.

Roqueiros
Palco

Impacto Positivo

Ela congregou mais de 25 mil admiradores do instrumento, violeiros, jornalistas, profissionais da cultura, luthiers, fãs, músicos e público em geral, além de portifolios, playlists, fóruns, espaço para a prosa e uma agenda integrada da viola.

Imagem

positiva

A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, patrocinadora do Festival, ganhou grande visibilidade e relevância em sua imagem por fortalecer a cultura nacional fomentando um dos principais movimentos da cultura popular brasileira.

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Minhas Contribuições

Como líder de Design, eu era responsável por  entender o público, suas necessidades e criar uma rede social que contemplasse às necessidades específicas do violeiro e público da viola.

No entendimento do comportamento do público da viola, ficou claro que havia espaço para a criação de algo específico, exclusivo e com identidade própria.

Inovação

A rede foi uma grande inovacão e sua eficiênca garantiu um alto nível de interação e engajamento dos integrantes durante as duas edições do Festival.

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Aprendizados

Foi impressionante perceber como o design de experiência contribui no engajamento e adesão do público.

A Rede Social Voa Viola foi criada quando o Facebook estava em plena expansão no Brasil em 2012, ainda assim, ao criamos um ambiente pensado para suprir a necessidade dos violeiros, a rede cresceu, se tornou ativa, batendo recordes semanais de interação e engajamento.

Ao colocar o ser humano no centro do processo, experiências realmente significativas podem ser criadas.  O Voa Viola impactou e deixou um grande legado para a cultura, para a carreira dos artistas e a música popular brasileira. 

Panorama

da Viola

A rede social foi capaz de mapear, estimular e promover a carreira de mais de 2500 violeiros, muitos tornaram-se conhecidos nacionalmente após o Festival Voa Viola. 

Esse movimento promoveu também o instrumento e mostrou a importância do mestre violeiro para a preservação da prática da viola transmitida através das gerações

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Legado

O Voa Viola vêm oferecendo visibilidade aos artistas que participaram do festival, seja com o lançamento de produtos, espaço na mídia, nos mais de 200 vídeos postados e nas diversas matérias jornalísticas sobre seus trabalhos.

Shows

Edições

1ª Edicão

Recife (PE)

Belo Horizonte (MG)

São Paulo (SP)

Brasília (DF)

 

1ª Edicão

Cuiabá (MT)

Porto Alegre (RS)

Manaus (AM)

Rio de Janeiro (RJ)

Publico
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