Fonte IBGE
82% das empresas desaparecem no primeiro ano de vida
Como fazer essa taxa diminuir e tornar a jornada do empreendedor menos hostil?
Cliente:
Fabrício Batista
Vanessa Léda
Minha missão:
Design de Serviço
UX Design
Art Director
Desafio
Fazer com que os empreendedores saibam como criar negócios que realmente geram valor e lucro.
Solução
Criamos uma metodologia capaz de gerar ideias, validar e posicionar negócios de forma eficiente, com baixo custo, fazendo lucratividade e impacto positivo caminharem juntos.
Impacto
Positivo
Nas pesquisas descobrimos que era fundamental aumentar a conexão do empreendedor com o negócio para se ter êxito.
Vimos que ao estar a serviço de algo, fazendo a diferença e impactando positivamente aumentava a conexão com o negócio e a vontade de fazer acontecer.
Impacto
Social
Mais de 300 negócios que uniam impacto positivo e lucratividade foram criados.
A metodologia do Empreender Com Certeza provou que é possível fazer o bem, ganhar dinheiro e construir negócios duradouros.
+300 negócios
foram desenvolvidos usando a metodologia do Empreender Com Certeza
+30 mil participantes
participaram de eventos promovidos gratuitamente
R$ 200 mil
Valor recebido por meio do edital de Startup do Fundo de Assistência a Pesquisa FAPDF
TEDx
Convite para falar no TEDx Brasília sobre a importância de trabalhar em algo significativo
18 workshops abertos
para mostrar cases e formas mais eficientes de construir negócios de impacto positivo.
11 eventos
que mostraram como dar os primeiros passos para a geração de ideias conectadas a propósito
36 oficinas gratuitas
criadas para ajudarempreendedores com dificuldade de dar seus primeiros passos
6 formatos
Entrega feita por meio de Curso Online, Mentorias, Consultorias, Imersão, Workshop e Palestras.
Premiação FAPDF
O Empreender Com Certeza, por sua relevância, venceu o edital de Startups do Fundo de Assistência à Pesquisa do Distrito Federal e recebeu investimento para se dedicar à causa empreendedora.
Minhas Contribuições
Coordenei os 4 Designers de Serviço envolvidos na criação do projeto.
Após o entendimento claro do público, foi desenvolvida uma metodologia de simples aplicação para criar e tirar negócios de impacto positivo do papel sem grandes investimentos financeiros.
Criamos o movimento Viva Segunda e a abordagem do Marketing Mínimo Viável, por meio das quais se ensina Inovação, Metodologias Ágeis, Validação de Ideias, Marketing de Indicação, Vendas, Entendimento de Público, Design de Serviço.
Tudo de forma prática, simples e intuitiva.
Bastidores de Impacto do Case
Empreender Com Certeza
Pesquisa Primária
Entramos no universo empreendedor buscando a maior quantidade possível de informação relacionada ao comportamento das pessoas que queriam ou estavam empreendendo. Com uma abordagem centrada no ser humano começamos, por essa pesquisa, a mapeam as motivações, frustrações, dores, problemas, desejos e tudo que pudesse colaborar para direcionar os caminhos pra aprofundarmos no entendimento desse público e na construção da solução.
Pesquisa de Profundidade
Fizemos entrevistas de profundidade com mais de 40 empreendedores com o intuito de descobrir os padrões de comportamentos, os desafios e as necessidades principais.
Nessa etapa, conseguimos entender e mapear os principais comportamentos e erros cometidos, o que tornou possível segmentar esse público em 4 perfis específicos.
Mapeamento
de Perfis
Ao entender o comportamento dos empreendedores, conseguimos segmentá-los em 4 perfis. Isso possibilitou endereçar soluções específicas para cada um deles e ser muito eficiente na aplicação da nossa abordagem, pois ela era feita de acordo com a necessidade de cada um.
Perfis de Empreendedores
Descobrimos 4 Perfis de Empreendedores
Garimpeiro - está buscando onde quer se dedicar, mas não consegue eleger o melhor caminho. Quer fazer algo relevante, mas não faz ideia de como chegar nisso.
Seraci - é um perfil que toca inúmeros projetos ao mesmo tempo. Ele não consegue focar por não ter clareza da causa que prefere apoiar. Ele sempre acha que a próxima ideia é melhor que a anterior.
Shiny Happy People - são empreendedores que amam o que fazem e fazem o que se propõem com excelência. O problema é que esse perfil não sabe cobrar, nem vender com eficiência.
Cara da Grana - empreende único e exclusivamente para ganhar dinheiro. Acredita que o fundamental é o lucro. Pouco ou nada se preocupa com causa, propósito, impacto positivo, etc.
Área de Oportunidade
Posicionamento - Público Alvo
Dos 4 perfis encontrados elegemos 3 deles com maior aderência à proposta do Empreender Com Certeza
Jornada do Empreendedor de Impacto Positivo
A metodologia para Empreendedores e projetos de Impacto positivo.
Protótipos
Como clareza do público-alvo, criamos a metodologia do Empreender Com Certeza que foi testada individualmente, em grupos nos formatos de Oficinas, Worshops, Consultorias Individuais, Mentorias, Cinema Empreendedor, Curso Online para ajustar e aprimorar a abordagem para geração de Negócios de Impacto Positivo.
Aprendizados
Ficou claro, depois de toda essa jornada de entendimento do público e busca de soluções para ajudar os empreendedores, a importância de estar genuinamente a serviço de algo. Quando o empreendedor está ligado à algo que ele se identifica, os desafios, continuam sendo grandes, mas a forma com ele é encarado muda e se torna mais leve. Foi maravilhos ver na prática que é possível juntar, lucratividade com impacto positivo e fazê-los caminhar juntos.
Foi notável o aumento da resiliência, da tolerância e da dedicação dos empreendeores em realizar e fazer acontecer e deixar legado.
Soluções para Empreendedores de Impacto
Alguns dos Produtos e Serviços criados usando a metodologia Empreender Com Certeza:
CURSO ONLINE
CURSO ONLINE
WORKSHOP | CURSO ONLINE
MENTORIA | CURSO ONLINE
EXPERIÊNCIA EMPREENDEDORA
IMERSÃO EMPREENDEDORA
Convite pra falar no TEDx Brasília sobre a Insatisfação no trabalho, Empreendedorísimos e a Síndrome do Domingo à Noite.
VEJA TAMBÉM
O Negócio Tá PretoCampanha Publicitária Redes Sociais
Dose de RealidadeCampanha Publicitária Redes Sociais
A LÓGICA DA VIDADesign de Serviço
PRÊMIO JOVEM BRASILEIRODesign de Serviço
CONHEÇA O BRASILCampanha
PROJETO MUITAÇÃODesign de Serviço
UNA ExperienceDesign de Serviço