Fonte IBGE

No Brasil, a pessoa mais pobre levaria 9 gerações para atingir a renda média do país

Como tornar essa mobilidade social menos injusta? 

Marca_Caca_talentos

O Bizubuzú foi uma das Startups Sociais vencedora do Concurso Desenvolvendo a América latina por criar uma solução inovadora que ajudava as pessoas a aproveitarem o tempo "perdido" no transporte público para se capacitarem e serem indicadas pra entrevistas de emprego

 

Fabricio_2

Cliente:

DAL - Desenvolvendo

América Latina

Minha missão:

Service Design

UX Design

Validation

Desafio

Ajudar pessoas de classes desfavorecidas a terem acesso à educação profissional de qualidade para melhorarem de vida.

Onibus
Cartaz_bizubuzu

Solução

Validamos um app com estudos profissionalizantes estruturados e gamificação para estimular as pessoas a se capacitarem usando o tempo ocioso delas dentro do transporte público

A medida que se capacitavam por meio de conteúdos multimídia, elas poderiam ser indicadas para entrevistas de emprego. 

Impacto

Positivo

Ao entendermos nas pesquisas que muitos trabalhadores levavam em média 3 horas por dia em transporte público, criamos uma forma de lidar com esse problema e usar esse tempo perdido para mudar a vida de milhares de pessoas. 

Fizemos um protótipo que unia gamificação, com recompensas digitais, aprendizado prático e indicação para ofertas de emprego. A proposta do Bizubuzú gerou intereresse imediato por quem o descobria.

Pesquisa_Bizubuzu-1
Bizubuzu_Foto

ImpactoSocial

São muitas as barreiras que pessoas de classes D e E enfrentam para se capacitarem e melhorarem de profissão.

É muito difícil ter acesso à capacitações de qualidade, no tempo que dispõem, com os recursos que possuem e com a jornada de diária que enfrentam.

Os usuários viram o Bizubuzu como uma possibilidade viável para que essas pessoas consigam sonhar e conquistar o que desejam.   

Impacto Positivo em Números:

+220 Startups

particparam do Evento Desenvolvendo America Latina e o Bizubuzú ficou entre as 3 melhores startups sociais de 2013

8 Países

 participaram em 2013 Brasil, Chile, Argentina, Bolívia, Costa Rica, México, Peru e Uruguai

4  Etapas

promovidas pelo Evento DAL 2013 para com desafios antes de selecionarem as melhores startups

6 validações

foram feitas com os usuários para testarmos a proposta do Bizubuzú

3 meses

foi o tempo de aceleração que a Startup passou em Santiago no Chile

1ª Validação Bizubuzú

Pra entender se havia interesse por parte do público em relação à ideia do Bizubuzú, fizemos um pequeno protótipo em forma de cartaz que explicava a proposta do Bizubuzú e convidava as pessoas para se inscreverem. Os cartazes foram colados em algumas paradas de ônibus de Brasília e em um único dia, recebemos diversas inscrições.

Cartaz_bizubuzu-1
foto
IMG_9532-1

Pesquisa Primária

Nessa etapa, iniciamos as interações com o público inscrito e entendemos o comportamento dos usuários de diferentes transportes públicos. Utilizamos vários métodos como: entrevistas de profundidade, questionários e observação dos usuários para idealizar e endereçar uma solução eficiente.

Validação-Bizubuzu

2ª Validação Bizubuzú

Ao entrar em contato com o público, descobrimos muito sobre a realidade, limitações e desafios existentes. Iniciamos uma 2ª validação para entender como deveria ser construída a plataforma do Bizubuzú. 

Criamos e gamificamos um curso que foi entregue via Whatsapp para servir como protótipo. Conseguimos entender com baixo custo e profundidade o comportamento e necessidades dos usuários.

Validação-1
Captura-de-Tela-2023-01-04-às-22.39.28
Captura-de-Tela-2023-01-04-às-22.38.25
Captura-de-Tela-2023-01-04-às-22.37.50
Captura-de-Tela-2023-01-04-às-22.39.14
Badges4
Onibus
Captura-de-Tela-2023-01-04-às-22.51.59
Bizu_Buzu-1
Captura-de-Tela-2023-01-04-às-22.38.54

Minhas Contribuições

Fui idealizador do Projeto Bizubuzú, responsável pela apresentação do primeiro pitch no evento de Startups Sociais DAL -  Desarollando America Latina e líder da equipe que participou do projeto. 

 

2

Aprendizados

Ensinar e aprender são desafios gigantescos. Ensinar em um ambiente de difícil concentracão exige paciência, criatividade e empatia para criar soluções que geram interesse e engajamento.

No caso do Bizubuzú, mesmo estando em um contexto com muita dispersão, percebemos que existe o interesse das pessoas em se desenvolver, se capacitar e prol de um sonho, de um desejo. O Bizubuzú foi uma escola para todos, pois ele nos mostrou como o ser humano se interessa pelo aprendizado quando se tem o propósito vencer na vida. As pessoas se adaptam, se dedicam, mesmo com todas as adversidades. 

Mais uma vez o Design, com suas ferramentas empáticas, nos possibilitou encontrar maneiras de facilitar, estimular e dar acesso à educação de qualidade e colaborar para a criação de um mundo mais justo e próspero para todos.

svg-image

Tem interesse em fazer algo assim pra sua marca?

VEJA TAMBÉM

O Negócio Tá PretoCampanha Publicitária Redes Sociais

Dose de RealidadeCampanha Publicitária Redes Sociais

Empreender Com CertezaDesign de Serviço

A LÓGICA DA VIDADesign de Serviço

PRÊMIO JOVEM BRASILEIRODesign de Serviço

PROJETO MUITAÇÃODesign de Serviço

UNA ExperienceDesign de Serviço

plugins premium WordPress